Resumo Trabalho

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

NAYANE HELLEN MAMEDE GUEDES, DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO, WILMA VIEIRA DA SILVA

Este artigo tem como objetivo relatar as experiências das alunas de graduação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, Guarabira-PB, obtidas através do programa PIBID na EEEF. Des. Pedro Bandeira e mostrar a importância do lúdico, dos jogos e brincadeiras para o crescimento dos alunos em seu aprendizado quanto à conservação do ambiente em que vivemos. Considerando as dificuldades dos alunos referentes à leitura e escrita, propomos uma metodologia diferenciada, que redimensione o fazer pedagógico, assegurando a aprendizagem, melhorando assim o desempenho escolar dos alunos. Nesse contexto buscou-se contribuir como a educação na escola, uma vez que no contexto do ensino aprendizagem nos tempos atuais devemos estar sempre atentos e à procura de estratégias capazes de garantir o aprendizado de forma lúdica e prazerosa. Este trabalho configura-se como um relato de experiência. As bolsistas que atuaram no 3º ano procuraram criar atividades pedagógicas, propiciando a participação ativa dos alunos, através da compreensão destes como sujeitos ativos de sua aprendizagem e de sua formação sociocultural privilegiando atividades lúdicas. Nesta perspectiva o PIBID entra na escola, na intenção de ajudar as crianças a superar suas dificuldades de maneira lúdica, prazerosa e significativa.

Veja o artigo completo: PDF