Resumo Trabalho

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

DIOCLÉCIO DOS SANTOS ARAÚJO, ANDREY THALISSON CAVALCANTE RIBEIRO, MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS LIMA e orientado por CLÉOMA MARIA TOSCANO HENRIQUES e orientado por CLÉOMA MARIA TOSCANO HENRIQUES

O ensino de Geografia nos dias atuais tem evoluído muito devido novas metodologias de ensino e o avanço da tecnologia que tem sido um grande aliado nas aulas. O mapa é um recurso que possibilita seu uso de diversas maneiras e que podem tornar as aulas mais atrativas e proveitosas, desde que bem articulado e planejado com o conteúdo que se deseja trabalhar. Este trabalho trata-se de um relato de experiência através da prática que vem sendo realizada na Escola Professor José Soares de Carvalho, localizada na cidade de Guarabira – PB, através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência) subprojeto de Geografia da UEPB – Campus III, na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens E Adultos) e tem por objetivo apresentar e destacar a importância da oficina pedagógica de construção de mapas para as aulas de Geografia. Esta oficina foi realizada no decorrer do ano letivo de 2017 nas aulas de Geografia na turma de 8º e 9º ano, buscando maneiras que estimulem o interesse e a aprendizagem dos alunos na disciplina de Geografia. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica e construção de mapas. Conclui-se que o uso de oficinas para construção de mapas é um importante meio para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, pois os mesmos tornam as aulas mais atrativas onde há uma interação maior entre os alunos.

Veja o artigo completo: PDF