Resumo Trabalho

A RESSIGNIFICAÇÃO DO TEXTO MIDIÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS, MARIA ERLA MAIA PERUGORRIA COUTO e orientado por CLEOMA MARIA TOSCANO HENRIQUES e orientado por CLEOMA MARIA TOSCANO HENRIQUES

Este trabalho trata-se de um relato de experiência onde aborda o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no ensino de Geografia. O objetivo é realizar uma discussão sobre o uso desses recursos tecnológicos em sala de aula trazendo o relato da prática com a turma do segundo ano do ensino médio do turno da noite da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo em Guarabira/PB. Para isso, foi realizado pesquisas bibliográficas que deram base para a aplicação das atividades em sala de aula que aqui são relatadas e também para as discussões que se sucedem no decorrer deste artigo. Foi realizado o levantamento de dados estatísticos sobre a evolução da internet no país que mostraram o cenário em que o jovem da era digital está inserido, se encontrando cada vez mais dependente da internet na realização de suas atividades escolares. Assim, foi constado através dos dados que o jovem que está na fase escolar do ensino médio é o que mais tem acesso a esse recurso tecnológico. A partir disto trabalhamos com o poder de disseminação de informação que a internet abarca, sendo elas verdadeiras ou não. Dessa maneira, a preocupação foi fazer com que os estudantes, ao realizarem suas pesquisas na Internet e ao ser trabalhado pelo professor em sala de aula as TIC, introduzida junto com o conteúdo programático, refletissem sobre as informações adquiridas e tivessem o cuidado de selecionar informações corretas de sites confiáveis, retribuindo significados ao que estavam lendo. Assim o intuito foi o de formar seres críticos diante de determinadas situações e não seres passivos, simples absorventes das informações. Observaremos que ao encerramento da sequência didática, diante das atividades propostas, que os estudantes passaram a questionar mais e opinar mais diante das reportagens e matérias jornalísticas levadas para a sala de aula.

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