Resumo Trabalho

O PIBID NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

LUAN DA SILVA SOARES, JAQUECILENE ALVES DA SILVA, JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE, LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JUNIOR e orientado por LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JÚNIOR e orientado por LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JÚNIOR

O presente trabalho visa sistematizar um conjunto de atividades desenvolvidas pela equipe do PIBID na Escola de Ensino Fundamental Antônio Benvindo na cidade de Guarabira, PB. Trata-se de um relato de experiência mostrando o processo de criação e de implementação de um conjunto de atividades pedagógicas que tiveram por objetivo melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. As atividades registradas foram desenvolvidas pela equipe do PIBID/UEPB/CH e promoveram situações em que a produção oral em língua inglesa ocupasse lugar de destaque na sala de aula. Para atingir esse fim, foram adaptadas várias tecnologias para o contexto escolar, com o intuito de aumentar o interesse, bem como, de criar uma relação afetiva dos alunos com a língua inglesa. Buscou-se ainda, desenvolver habilidades referentes a narrativa de histórias e ampliação e consolidação do vocabulário. Conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de um curta-metragem, uma revista em quadrinhos, ambos criados a partir da adaptação de contos clássicos da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos através de captura de imagens para construção da cena, construído de forma coletiva e compartilhada, uma mostra cultural tendo como tema o halloween e uma sequência didática aplicada pela equipe do PIBID nas aulas do Simple Present. Assim, a importância desse trabalho se justifica a partir da amplitude de seu alcance, uma vez que nos permite abordar em sala de aula questões relacionadas ao gênero, a tradução, a interpretação textual, além de contar com um relato de como se deu todo esse processo, para que os demais profissionais da educação possam realizar essa experiência em suas salas de aula. Por fim destacamos ainda, os aspectos subjetivos relacionados a realização de uma proposta como estas: ao possibilitar a utilização de um conjunto variado de abordagens pedagógicas e ao permitir que o educando se torne protagonista de seu aprendizado, estamos favorecendo o surgimento de uma nova relação com a aprendizagem de uma língua estrangeira, pois, a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, o espaço da sala de aula se torna mais atrativo, além de elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua.

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