Resumo Trabalho

DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS

KARLA REGIANE VIEIRA COSTA, VALDECY MARGARIDA DA SILVA, THAYNÁ SOUTO BATISTA

Nos últimos anos, esforços têm sido empreendidos para que os sujeitos da EJA se vejam envolvidos em práticas escolares atentas à diversidade cultural e à riqueza da pluralidade identitária que compõem o povo brasileiro. Tais posturas dos professores, na maioria das vezes, estão relacionadas mais à sensibilidade do que a uma formação apropriada para o exercício de suas atividades. O presente trabalho toma por base estudos desenvolvidos no campo da educação de jovens e adultos, tais como apresentados por Amorim (2006), Di Pierro (2005), Freire (1983), Haddad (2001), Mattos (2001), Senna (2008), e tem por objetivo analisar as contribuições do Curso de Extensão Alfabetização e Letramento em Educação de Jovens e Adultos, ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão da UEPB, durante o período de junho de 2016 a junho de 2017, Campus I, Campina Grande. A investigação teve como foco refletir sobre a função social e pedagógica da formação oportunizada por cursos de formação continuada dessa natureza e as contribuições que trazem para a área de conhecimento e atuação dos envolvidos na educação profissional integrada à educação permanente de pessoas jovens e adultas. Caracteriza-se, nessa perspectiva como uma pesquisa qualitativa e de campo, tendo como sujeitos professores da rede municipal de ensino que ministram aula na EJA e que frequentaram o referido curso de extensão. A investigação mostrou que tais formações são relevantes e contribuem para que os envolvidos atuem em suas áreas com maior compreensão sobre os sujeitos e maior competência no desenvolvimento da suas práticas.

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