Resumo Trabalho

RELATO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB NO PERÍODO DE 2016-2017

IZABELLA GOMES DE MEDEIROS, AMANDA CAROLINE FERREIRA ARAUJO, ELITUANE SOUSA DA SILVA, JACQUELINE PEREIRA GOMES, MARIA ELISABETH DE OLIVEIRA FÉLIX e orientado por CIBELE MEDEIROS DE CARVALHO e orientado por CIBELE MEDEIROS DE CARVALHO

Exercer a profissão de magistério nunca foi uma tarefa fácil, entender diferentes modos de pensamentos dos alunos dentro de uma sala de aula, o encontro com a família nos plantões pedagógicos, e a responsabilidade dos de transformar os educandos em cidadãos aptos a viver em uma sociedade. Entre esses desafios ainda podemos citar a desvalorização do papel do professor, o que muitas vezes acaba causando certa desmotivação, e o que outrora era prazeroso, acaba resultando em um fardo pesado. O Programa PIBID tem como objetivo principal a elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, além disso, o programa ao inserir licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação proporciona-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busca a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem. Diante disto, esse trabalho tem o objetivo de relatar algumas das atividades desenvolvidas pelo Programa Pibid/QUÍMICA/UEPB/CAPES em duas escolas públicas da cidade de Campina Grande/PB no período de 2016-2017. As atividades desenvolvidas variavam entre aulas teóricas, aulas experimentais, jogos lúdicos, dinâmicas, gincanas, oficinas experimentais, feira de ciências, e outras. O trabalho executado pela equipe do Pibid na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virginius da Gama e Melo, tem obtido grandes resultados significativos, não só no grande salto no nível de aprendizagem dos nossos alunos que temos acompanhado, como também na nossa vida como futuros docentes.

Veja o artigo completo: PDF