Resumo Trabalho

DRAMATIZAÇÃO NA ESCOLA: PATOLOGIAS PROVOCADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS COM TURMA DE SEGUNDO ANO MÉDIO DA ESCOLA SOLON DE LUCENA

GEIZY MAYARA JOB BERNARDO, JEFFERSON DEYVESON NASCIMENTO, AUTA PAULINA DA SILVA OLIVEIRA, ALEF NUNES DA SILVA e orientado por MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS e orientado por MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS

As atividades correspondentes ao trabalho que aqui será descrito foram realizadas no período de fevereiro à junho de 2016 na escola estadual de ensino Fundamental e médio Solon de Lucena, que fica localizada na cidade de Campina Grande-Paraíba, o projeto foi financiado pelo Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID), da CAPES, realizado pelo grupo formado pela Coordenadora Orientadora, supervisores e um grupo de alunos da graduação do curso em licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, . Foi feito nesse primeiro semestre de trabalho do ano, intervenções nas quais envolviam uma turma de 2º ano do ensino médio regular da escola, com a temática a respeito de patologias causadas por vírus e bactérias, os conteúdos acompanham o livro didático adotado pela escola. Partindo do tema central, primeiramente foram aplicados questionários iniciais, nos encontros seguintes foram realizadas aulas discursivas, dialogadas e expositivas e então foi começado a trabalhar a temática com a parte prática envolvendo dramatizações em sala de aula, que é o foco do pré-projeto e que ainda não é muito trabalhado nas escolas, também as dramatizações tem o objetivo de envolvimento multidisciplinar, de forma que seja possível estudar o conteúdo de uma forma diferente das abordadas normalmente em sala de aula. Foram divididos grupos de alunos, dos quais uma parte ficou responsáveis em abordar Bactérias e outra parte abordar Vírus, as atividades envolveu toda a sala de aula, foi possível realizar tudo de forma descontraída, tudo foi acompanhado pela supervisora que é professora de biologia turma e foi autorizado as atividades pela direção da escola. Encerrando o subprojeto para o respectivo semestre mencionado foi aplicado um questionário final para complementar os resultados que serão aqui descritos com maior riqueza de detalhes.

Veja o artigo completo: PDF