Resumo Trabalho

GINCANA PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

EDUARDA SANTOS DE SOUZA, MARIA ERLA MAIA PERUGORRIA COUTO, RAFAEL AZÊVEDO SOUZA, MARIELLY BARBOSA DA CUNHA SOARES, SANDYLENE SILVA DE SOUZA

As várias formas de direcionamento o conhecimento de ensino aperfeiçoa com o tempo, nessa perspectiva se louvável desenvolver o lúdico – (Ludus - jogos) na sala de aula proporciona ao educando, um melhor aprendizado transpondo os conteúdos de forma, interessante e dinâmico, tornando de certa forma um escapismo da tradicionalidade em sala. Os jogos nos permitem aprimorar, e firmar o conteúdo já trabalhado, desenvolve o espirito de competição, trabalho em equipe, junto em um único propósito. E além de ser uma forma eficaz no combate ao baixo rendimento, à falta de interesse e faz com que o professor desperte atenção do aluno. Com isso traz novas métodos para aprimorar a aprendizagem nas diferentes disciplinas presentes no Ensino Médio. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada nas ações desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia onde o aplicaram uma gincana mesmo na turma do 2º Ano regular, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, localizada na cidade de Guarabira/PB. Onde o mesmo traz o uso de jogos como metodologia de ensino e aprendizagem em Geografia. Proporcionar ao aluno um momento de aprendizagem mais lúdica; Envolver alunos e professores em um momento de lazer educativo com ambos trabalhando em equipe; Incentivar o companheirismo, o trabalho em equipe e o senso de competição entre alunos; Estimular a criatividade e o planejamento de tomada de decisão.

Veja o artigo completo: PDF