Resumo Trabalho

DANÇANDO COM O MEIO AMBIENTE: TEMAS TRANSVERSAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INTERVENÇÕES DO PIBID

MIKAELY ARAÚJO BARROS, KAROLYNE DE FÁTIMA NUNES DA SILVA, ROBERTA LUCIANA DE MACENA, THAYSE BORGES COSTA, MARIA GORETTI CUNHA LISBOA, JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA

Os temas transversais são considerados como os grandes temas apresentados e discutidos pela sociedade. Estes abordam distintas temáticas a fim de levar ao cotidiano escolar conhecimentos para que os alunos sejam capazes de se posicionarem criticamente na sociedade diante de determinadas situações. Este trabalho abordou o conteúdo dança e o tema transversal meio ambiente com objetivo de trabalhar a percepção corporal, a cultura local e alguns problemas presentes no meio onde vivem os alunos, a dança e o tema transversal meio ambiente foram fundamentais para o desenvolvimento omnilateral. As atividades foram desenvolvidas na Escola Deputado Petrônio de Figueiredo com os alunos do ensino fundamental I com alunos de faixa etária entre seis e oito anos do primeiro e segundo ano, através de intervenções do PIBID-Educação Física. Desenvolveram-se durante toda a intervenção, várias atividades relacionadas ao meio ambiente e ao conteúdo dança como: leitura de histórias relacionadas com o meio ambiente limpo e saudável, dança com a utilização de canções temáticas, percepção corporal através da dança, entre outras. Durante a realização das atividades propostas foi verificado o despertar do interesse dos alunos quanto à questão ambiental através das atividades propostas e do feedback ao final de cada aula; foi comum o envolvimento do alunado durante as discussões no momento de exposição do tema a partir de relatos sobre o lixo, a água, a vegetação e os animais presentes no dia a dia de cada um, além de vivenciar algumas danças presentes no contexto regional da escola. Através dos resultados alcançados é possível perceber que o tema transversal possibilitou uma vivência de situações que enriquece o desenvolvimento da criança, desde os anos iniciais de sua vida escolar, como indivíduo na sociedade em que vive.

Veja o artigo completo: PDF