Resumo Trabalho

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

ALLEN CLISS CORREIRA FERREIRA, THAYSE BORGES COSTA, PATRICIA DOS SANTOS FIGUEIREDO NASCIMENTO, MARIA GORETTI CUNHA LISBOA, JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer e existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também, a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil (BNCC BRASIL, 2017, p. 182). Mesmo com o conteúdo esporte explicitado na BNCC, muitos professores de educação física, quando se deparam com a educação infantil seguem o conceito psicomotor e atentam mais para atividades onde a psicomotricidade é o foco principal.Porém temos todo suporte de conteúdos esportivos e meios de como introduzi-los tanto na Educação Infantil como no Fundamental I sem perder os focos principais desde ciclo de ensino, que é a ludicidade e a psicomotricidade. No ano de 2017 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi implantado na Escola Municipal Dep. Petrônio Figueiredo que ganha incentivo e aperfeiçoamento nas aulas de Educação Física com novas estratégias de ensino e práticas educativas no Ensino Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de levar o aprendizado no universo da criança acerca do conteúdo atletismo, pertencente à unidade temática esportes, respeitando as características próprias da faixa etária, por meio da utilização de oficinas e prática utilizando os materiais confeccionados pelos alunos.

Veja o artigo completo: PDF