Resumo Trabalho

PIBID E MONITORIA DE CURSO DE EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS DIFERENTES NO PRIMEIRO CONTATO NA SALA DE AULA

THIAGO MARINHO DA SILVA, FERNANDA PATRÍCIA RIBEIRO SILVA

O presente trabalho busca destacar a importância dos diferentes contextos de ensino em sala de aula, com ênfase ao ensino da língua espanhola, através da observação do profissional em diferentes ambientes educacionais, com objetivo de ressaltar pontos semelhantes e divergentes no processo de ensino e aprendizagem do idioma/disciplina. Foram levantadas questões comumente encontradas pelos profissionais em seu primeiro contato com a sala de aula, com alunos, instituições e realidades diferentes e suas exigências no que se refere ao ensino da língua espanhola. O presente trabalho busca demonstrar a importância da experiência em sala de aula para o profissional da educação, assim como diferentes experiências educacionais podem se desdobrar em vários aspectos relevantes para o educador em seu primeiro contato com a classe. Foram observados dois ambientes distintos: o curso de extensão em espanhol, realizado na Universidade Estadual da Paraíba, UEPB e o PIBID (Programa de institucional de bolsas de iniciação a docência), realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor Raul Córdola, no 1° ano do ensino médio, ambos na cidade de Campina Grande - PB, através da ótica do mesmo profissional, atuante nos dois locais observados, com diferentes mecanismos e didáticas de ensino, com algumas adaptações ao contexto educacional de cada turma, trazendo um relato de experiência elencando pontos negativos e positivos nos dois contextos, a fim de contribuir com possíveis melhorias que possam auxiliar profissionais da educação em seu primeiro contato com a sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF