Resumo Trabalho

RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS NA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA DO ESPAÇO

WALESKA DE ALMEIDA VALLE e orientado por JOSANDRA ARAÚJO BARRETO MELLO e orientado por JOSANDRA ARAÚJO BARRETO MELLO

A introdução dos meios tecnológicos nas práticas educativas nos coloca diante de uma infinidade de possibilidades e aperfeiçoamento, de como trazer para a sala de aula não apenas o estudo e a identificação do espaço geográfico, mas também como este espaço é transformado e se reconstrói em meio as inovações. O meio tecnológico nos coloca diante de mudanças que precisam adentrar os murros das escolas e, mais precisamente, precisam transformar a forma de como fazer a educação. Agregar as novas mídias as práticas educativas já existentes nos possibilitam inovar e fazer com que as aulas possam se transformar em um meio atrativo e de novas descobertas, assim pensamos em colocar esses meios como aliados para o entendimento do espaço, categoria fundamental para a Geografia. Tomando como referência estas mudanças e como elas podem auxiliar no ensino e aprendizagem, transformando práticas mnemônicas em práticas com dinâmicas que auxiliem o aluno a aprender de forma mais lúdica, que foi construído este artigo tendo como base o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, na turma do 6º Ano B do Ensino Fundamental II do Turno da manhã, através do qual objetivamos trabalhar os recursos tecnológicos como ferramentas na aprendizagem do espaço geográfico. A metodologia utilizada para a execução do subprojeto foi embasada em leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao subprojeto, foram usados recursos de multimídia, realizadas aulas de campo e de laboratório. Como resultado, foi possível verificar que a utilização das ferramentas de multimídia tornaram as aulas mais dinâmicas e a turma mais participativa, trazendo questionamentos e buscando sempre participar de maneira significativa nas intervenções. O ápice dos resultados foram os laboratórios de produção de materiais referentes ao que havia sido trabalhado, o que os levou a participar de uma Amostra Pedagógica Multidisciplinar na escola, expondo os trabalhos elaborados em sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF