Resumo Trabalho

FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID – SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB / CÂMPUS III

DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO

O PIBID é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Este Programa é mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) e articula ações das escolas da rede regular de ensino juntamente com universidades públicas, tendo em vista a formação inicial e continuada de professores de escolas públicas. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as ações do PIBID e os impactos na formação inicial e continuada de professores envolvidos com o Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III. A metodologia, de natureza qualitativa, envolveu a pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas observações e a pesquisa-ação. Foram consultados sites sobre as temáticas (do MEC e da CAPES), autores como LIMA (2012), NÓVOA (2002) e documentos legais que tratam da formação de professores. Os resultados mostraram que o Subprojeto de Pedagogia ofereceu oportunidade para que vários(as) bolsistas estudassem e aplicassem nas escolas a teoria obtida na Universidade e produzissem trabalhos acadêmicos sobre a sua prática desenvolvida no âmbito das escolas que receberam o Programa. As professoras das escolas que receberam o referido Subprojeto tiveram a oportunidade de: a) ampliar seus conhecimentos; b) atualizar a sua formação no que diz respeito à realização de práticas pedagógicas inovadoras; e c) refletir sobre a sua prática pedagógica acompanhando os bolsistas e elaborando trabalhos acadêmicos para apresentações em eventos científicos. Os alunos das escolas nas quais o Subprojeto de Pedagogia atuou obtiveram aprendizagens significativas e demonstraram muito interesse pelas atividades desenvolvidas pelos bolsistas. Sendo assim, o Programa cumpriu sua função social: contribuir com a formação inicial e continuada de professores e colaborar com a melhoria a qualidade do ensino nas escolas públicas.

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