Resumo Trabalho

O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BENVINDO

PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO, MARÍA CRISTINA DIAS DE ARAÚJO, THIAGO LOPES DE LIMA, ERICA CABRAL DA SILVA, SANDYLENE SILVA DE SOUZA, SEVERINA FERREIRA DO NASCIMENTO e orientado por MARIA JULIANA LEOPOLDO VILAR e orientado por MARIA JULIANA LEOPOLDO VILAR

A discussão sobre a formação inicial de professores tem estado no centro das questões mais relevantes do contexto educacional brasileiro nas ultimas décadas. Diante dos constantes processos, fenômenos e transformações, característicos da sociedade contemporânea, a demanda e os desafios atribuídos acerca do trabalho docente só se elevam, assim, como a necessidade de uma formação inicial mais eficaz e de qualidade. Dentre os saberes mais relevantes a serem lecionados e adquiridos pelo homem, a Geografia foi e é essencial para a construção de um senso crítico, compreensivo e, para a vivência de forma cidadã, transformadora e atuante no espaço ao seu redor. Entretanto, para que o ensino de Geografia e a educação alcance sua finalidade de transformadora da sociedade, o processo de formação de professores deve ser discutido e incentivado na expectativa de seu melhoramento e, neste cenário, o PIBID vem desempenhando um papel de extrema importância no aperfeiçoamento deste processo formativo. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a importância do PIBID no processo de formação inicial de professores de Geografia, tendo como estudo de caso a atuação do programa e todos os agentes que nele estão envolvidos na Escola Professor Antonio Benvindo na cidade de Guarabira - PB. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em análises de atividades planejadas e desenvolvidas na própria escola onde o programa ocorre. Os resultados obtidos demonstram que o PIBID tem sido uma política pública fundamental no âmbito da formação docente. O contato com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da atuação do projeto, tem enriquecido a formação dos graduandos que o aplicam na Escola Prof. Antonio Benvindo e, em todas as outras escolas onde o programa acontece. No caso dos licenciandos em Geografia, além da convivência com o espaço escolar, o mesmo tem contribuído em uma formação equilibrada, onde a teoria dos conteúdos técnico-científicos e das discussões das disciplinas didático-(psico)pedagógicas aprendidos em sala, somadas as experiências e saberes adquiridos diariamente na aplicação do programa na escola, tem gerado nos bolsistas participantes do PIBID uma formação mais completa e eficiente.

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