Resumo Trabalho

MÉTODOS DE ENSINO: A ABORDAGEM DE GÊNERO TEXTUAL X SEQUÊNCIA DIDÁTICA

LILIAN KASEY DA SILVA, LARISSA SILVA DOS SANTOS, LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JUNIOR e orientado por LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JUNIOR e orientado por LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA JUNIOR

Este estudo foi realizado pela equipe do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) subprojeto Inglês, em Guarabira-PB, nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e teve como objetivo desenvolver o vocabulário dos aprendizes através do gênero textual chat, utilizando a língua Inglesa. Nos dias de hoje dispomos de varias maneiras de abordar e ensinar um assunto proposto em sala de aula e isso também vai depender de cada tipo de professor e sua forma de ensino. Como lidamos com alunos que precisam de um pouco mais de atenção e de didáticas que vão ser mais atrativas para eles, optamos pelo uso do chat onde eles estão familiarizados, porque hoje todas as pessoas tem a necessidade de se comunicar e decorrente disso por ser uma ferramenta que os alunos usam diariamente teríamos uma participação maior por parte deles, sendo utilizado o gênero chat temos uma liberdade maior para trabalhar tanto a parte formal quanto a parte informal da língua, essa ultima sendo a mais utilizada pelas pessoas que utilizam a internet. Para aplicar as aulas utilizamos a sequencia didática de Dolz e Schneuwly (2001), onde as aulas foram divididas por módulos, apresentamos o gênero que iriamos utilizar durante toda a sequencia e demos inicio com as atividades propostas para aula. E os resultados foram satisfatórios porque alcançamos uma participação maior por se tratar de um tema atual do que em outras atividades que foram realizadas anteriormente.

Veja o artigo completo: PDF