Resumo Trabalho

ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DO LÚDICO

MARIA JOSÉ DA SILVA PONTES, ANTONIO NÓBREGA DE SOUSA, CLEBER DA SILVA TORRES, MARIA FERNANDA ARAUJO SILVA, RAFAELE DOS SANTOS BATISTA FLÔR e orientado por LÍGIA MARIA FREITAS SAMPAIO e orientado por LÍGIA MARIA FREITAS SAMPAIO

O processo de ensino e aprendizagem de química é desafiador. Por vezes os profissionais desta área presenciam as dificuldades dos alunos com os conteúdos desta disciplina. Faz-se necessário ir além de recursos habituais como quadro e giz, e utilizar-se de metodologias diferenciadas, práticas inovadoras que nos possibilita, além de um novo olhar para o conteúdo a ser ministrado, possibilita também, maior envolvimento por parte do aluno. O presente estudo, expõe os resultados obtidos em uma pesquisa intitulada Ensino-Aprendizagem de Funções Orgânicas, a partir do Lúdico. Neste trabalho, privilegiamos a utilização de um jogo como recurso didático, confeccionado com materiais alternativos. Um instrumento muito importante, que auxilia na compreensão do conteúdo ministrado, além de torná-lo dinâmico e atrativo aos olhos dos alunos. A proposta foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) por uma discente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e foi aplicado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Campina Grande-PB, para assessorar no Ensino de Química Orgânica de forma interativa. Esta pesquisa teve como objetivo aplicar o jogo didático Bingo das Funções Orgânicas para auxiliar os alunos no estudo dos principais grupos funcionais das funções oxigenadas, nitrogenadas e dos grupos substituintes. A escolha para se trabalhar o conteúdo da Química Orgânica deveu-se ao fato de funções orgânicas ser considerado pelos estudantes como monótono, abstrato e de difícil compreensão. A metodologia abordada neste trabalho foi de natureza qualitativa, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário estruturado com cinco questões objetivas e subjetivas. Os resultados alcançados foram analisados, interpretados e indicaram que o jogo atuou de forma significativa na aprendizagem do conteúdo, ao mesmo tempo, em que promoveu uma aprendizagem agradável e motivadora. Desta forma, o presente trabalho tem como finalidade mostrar o desenvolvimento de um jogo lúdico, para auxiliar no ensino das fórmulas e nomenclatura dos compostos químicos. O jogo Bingo das Funções Orgânicas mostrou ser um recurso lúdico válido, tornando o ensino de Química no ensino médio mais contextualizado, interessante e divertido.

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