Resumo Trabalho

PIBID E PROFESSOR: INTERSECÇÕES NA FORMAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL

MYLLA CHRISTTIE MONTENEGRO BEZERRA, AURICÉLIA LOPES PEREIRA, THIAGO ACÁCIO RAPOSO, ROBERTA XAVIER MONTENEGRO BEZERRA, JOSÉ CARLOS BARBOSA DA SILVA

Pretende-se abordar neste artigo como o subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – contribui para a formação dos professores, como a vivência dos bolsistas do PIBID oferece uma experiência prática para os alunos universitários que, muitas vezes, se encontram fora da realidade de como é a dinâmica em sala de aula. O PIBID é uma forma de aperfeiçoar a formação dos professores para as escolas públicas e/ou particulares. A partir de entrevistas feitas com pibidianos – 2 (dois) de história e 1 (um) de filosofia -, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - com perguntas sobre sua formação acadêmica dentro do PIBID e com referenciais teóricos sobre a formação da profissão professor construímos este artigo. Pretendendo-se analisar como o PIBID auxilia na formação acadêmica dos discentes universitários para serem futuros professores. A partir da visão de docentes e discentes universitários que participam do PIBID pode-se perceber a importância deste subprojeto do governo federal, que tem como objetivo aprimorar a prática pedagógica dos futuros professores, inserindo-os na dinâmica escolar antes mesmo de terminarem os estudos universitários. Não podendo lecionar diretamente, mas apenas colaborando com o professor supervisor, os docentes universitários veem a dinâmica que se desenrola no dia a dia escolar. Isto faz com que já estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho quando saírem da universidade e também para pensarem se é esta a profissão que pretendem seguir para suas vidas. Contribuindo também para a formação dos alunos das escolas em que atuam como pibidianos.

Veja o artigo completo: PDF