Resumo Trabalho

A UTILIZAÇÃO DE JOGO LÚDICO PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA.

JAQUIELY BALBINO BARROS, ELANE DA SILVA SALVADOR, FRANCISCO WELIO FIRMINO DA SILVA JUNIOR, FÁTIMA LUCIA CRUZ DE LACERDA e orientado por ANTÔNIO NÓBREGA DE SOUSA e orientado por ANTÔNIO NÓBREGA DE SOUSA

Diante das várias dificuldades para se expor determinados conteúdo da disciplina de química e os vários obstáculos enfrentados pelos professores para despertar o interesse do aluno e desenvolver de forma significativa seu aprendizado, os jogos educacionais se tornam uma ferramenta importante para despertar o interesse do aluno, o ensino aprendizagem, a sua motivação e o interesse para um determinado assunto, além de contribuir para que as aulas se tornem mais dinâmicas. Os jogos permitem uma interação entre o aprender e a diversão. Um assunto que demonstra dificuldades para compreensão e aprendizagem é a tabela periódica, uma ferramenta importante para os químicos, pois esta apresenta uma grande variedade de elementos que apresenta diversas propriedades físicas e químicas. Com isto, convém que o docente busque sempre aproximar a visão microscópica da macroscópica, contextualizando o assunto com o dia a dia do discente. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educacional, as adivinhas da tabela periódica, com alunos do primeiro ano de uma Escola Estadual de Campina Grande a fim de proporcionar o conhecimento amplo a respeito da tabela periódica ao mesmo tempo desenvolver a competitividade do aluno e o interesse do mesmo para este conteúdo. O jogo foi composto de uma tabela periódica produzida com material em TNT, slides com as dicas e cartas com os elementos da tabela periódica. Conforme os resultados obtidos, foi possível verificar que o uso do jogo de adivinhas apresentou um resultado positivo. Os alunos conseguiram identificar de maneira correta o elemento que correspondia às pistas, alguns até não tiveram tanta dificuldade, ao mesmo tempo em que aprendiam se divertiram e possibilitou uma contextualização da visão microscópica com a macroscópica, além de deixar a aula mais dinâmica e motivar a aprendizagem do aluno

Veja o artigo completo: PDF