Resumo Trabalho

RECURSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA A PARTIR DO PIBID/UEPB

DALILA ARRUDA DO NASCIMENTO, JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO e orientado por JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO e orientado por JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO

Tendo em vista que o ensino de Geografia deve proporcionar uma análise significativa da realidade, devendo se colocar de forma propositiva aos aspectos da sociedade ao qual está inserido, o trabalho em destaque tem por objetivo geral apresentar e analisar experiências desenvolvidas através do PIBID/UEPB, e com o objetivo especifico de destacar a eficácia e contribuição do uso diversificado de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa desenvolve-se numa perspectiva qualitativa, apoiada pelo método fenomenológico. Desenvolvida no espaço da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, período da manhã. A utilização de recursos didáticos de forma planejada e levando em conta o conhecimento prévio dos alunos no estudo de determinados conteúdos, contribui de forma positiva na ampliação do processo de ensino e aprendizagem da disciplina, pois se torna um instrumento didático que auxilia a compreensão dos estudantes. O Subprojeto de Geografia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculada à Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, apresenta-se como um condicionante para a efetivação deste trabalho, o PIBID encurta o caminho entre a academia e a escola básica, e possibilita que professores em formação adquiram experiência no campo de atuação. Enfim, a interação, a participação e o entusiasmo dos estudantes no que veio a ser executado, levaram a perceber que atividades simples, com recursos didáticos pedagógicos de fácil acesso, se bem planejadas, podem agregar bastante significado a aprendizagem, e rompendo com aspecto mnemônico ainda presentes no ensino de Geografia.

Veja o artigo completo: PDF