Resumo Trabalho

IDENTIDADE DE GNERO E PRTICAS PEDAGGICAS: TEIAS RIZOMTICAS

Autor(es): LUCEMBERG ROSA DE OLIVEIRA, ANA LCIA GOMES DA SILVA, MARLEIDE ALVES DE OLIVEIRA MEDEIROS, EDILANIA DE PAIVA SILVA e orientado por ANA LCIA GOMES DA SILVA e orientado por ANA LCIA GOMES DA SILVA

Este texto resultado de uma aproximao inicial com o campo de pesquisa e, tem como objeto central a identidade de gnero e suas implicaes nas prticas pedaggicas dos/a professores/as da Educao Bsica. Nesse sentido, objetiva-se identificar como estes participantes da pesquisa compreendem as questes relativas identidade de gnero e como esta incide em suas prticas pedaggicas. Nesta aproximao, aplicamos o dispositivo escala de valor para levantar, atravs deste, as principais temticas que os/as colaboradoras/e sentem necessidade de aprender atravs da formao em exerccio a qual ser subsidiada por meio de Atelis de pesquisa. O resultado dessa aproximao que, sem uma formao adequada muitos/a professores/professoras acabam silenciando a temtica por preferir no entrar no campo do debate e realizar os enfrentamentos e desdobramentos referentes ao tema. Todavia, no podemos trabalhar na perspectiva de que a temtica identidade de gnero vai ser por todos/as refletida de modo igualitrio, o que nos motiva o fato de se fazer presente em nosso dia-a-dia por meio de uma pedagogia cultural que se manifesta em todos os campos do saber e nos instiga a continuar pesquisando, aprofundando e empoderando mulheres e homens cada vez mais com base nas leituras realizadas e vivncias cotidianas.

Veja o artigo completo: PDF