Resumo Trabalho

GNERO E EDUCAO: DA FORMAO DE PROFESSORES S QUESTES BIOTICAS

Autor(es): PETERSON BERALDO DE ANDRADE e orientado por SNIA APARECIDA SIQUELLI e orientado por SNIA APARECIDA SIQUELLI

Essa pesquisa, que se encontra em andamento, pela linha de pesquisa Biotica, Ethos e Meio Ambiente do curso de Mestrado em Biotica pela Universidade do Vale do Sapuca - Univs, objetiva abordar, conhecer, analisar, refletir e discutir questes de formao de professores s questes bioticas, as relaes entre gnero e educao na educao bsica pelos pedagogos que atuam nos ensino fundamental I e II e ensino mdio na cidade de Pouso Alegre-MG e pedagogos que atuam no ensino superior postulando a importncia de anlises bioticas na formao de professores, principalmente ao que se refere entre as relaes de gnero e educao. Sendo assim, atravs dessa pesquisa, deseja-se perceber o descuido das academias contemporneas de no oferecer uma formao especfica sobre gnero para a formao docente, oferecendo-lhe mecanismos pedaggicos e didticos que orientem e auxiliem na promoo de uma educao de qualidade para todos com vistas transformao do mundo. Essa necessidade formativa uma exigncia biotica contempornea pouco trabalhada em qualquer rea da educao, seja educao infantil, ensino fundamental, ensino mdio e, tampouco, na formao superior. O modismo curricular arcaico muitas vezes no oferece flexibilidade horria e temtica para a abordagem e reflexo do assunto. O gnero uma questo biotica emergente, pois, acima de tudo, trata-se de comportamento humano. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, descrever, a partir de anlises bibliogrficas, gnero e biotica na educao, como os questionrios aplicados aos pedagogos. Os estudos proporcionaro condies de reflexo sobre a relao de gnero na educao luz da Biotica na educao bsica e ensino superior.

Veja o artigo completo: PDF