Resumo Trabalho

NOVAS CONFIGURAES FAMILIARES, HOMOSSEXUALIDADES E EDUCAO

Autor(es): NATHALIA GUIMARES E SOUSA, ANDERSON FERRARI

A escrita deste texto est ligada ao nosso interesse recente pelas discusses em torno da Cultura Visual, associando-as com questes de gnero e sexualidade e o seu envolvimento e interesse pelo campo da educao. Desde 2006 h um investimento do governo federal brasileiro, em articulao com a pauta de luta e de reivindicaes dos grupos gays organizados, pela introduo de temas relacionados s orientaes sexuais nas escolas, servindo para problematizar a escola, a formao docente e o currculo. Parte dessas aes est direcionada a produo de material didtico. Dessa forma, realizamos uma pesquisa a partir do PNLD para analisar os livros didticos que esto sendo adotados pelas escolas pblicas municipais na cidade de Juiz de Fora e que abordam as novas configuraes familiares e suas relaes com as homossexualidades. Materiais didtico que so destinados aos professores e escolas, investindo na formao e num tipo de professor e escola necessrios para a atualidade e emergncia da temtica da diversidade sexual. Esta proposta toma como referenciais tericos os Estudos de Gnero, Culturais e os da Cultura Visual que relacionados perspectiva ps estruturalista pretende contribuir e ampliar a discusso das questes que esto presentes nos livros didticos possibilitando problematizar as categorias, as dicotomias e os limites da cultura visual ps-moderna. Como a possibilidade dessas relaes est contribuindo para fortalecer a articulao entre discursos, saberes e poder, tanto nos livros didticos quanto na constituio do que ser homossexual?

Veja o artigo completo: PDF