Resumo Trabalho

DISCURSIVIZAO SOBRE GNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: CONTRIBUIES DO PIBID

Autor(es): ANA MARIA DE CARVALHO, LCIA HELENA MEDEIROS DA CUNHA TAVARES, CAROLINE AIRES DE MACEDO, LVIA MARIA PEREIRA DA SILVA

Resumo Este trabalho faz parte do Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Cientfica PIBIC/UERN e est vinculado linha de pesquisa Estudo dos processos de produo identitria de modos de subjetivao na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte GEDUERN. Trata-se de uma investigao que problematiza tanto a questo de gnero como da sexualidade humana no mbito escolar, na observao de como vem sendo conduzida a Orientao Sexual na escola. Assim, questiona qual seria o papel desejvel dessa instituio perante essa temtica inquietante e complexa, que nos tempos atuais, cada vez mais tem sido convocada a enfrentar as transformaes das prticas sexuais e dos relacionamentos de gneros. Esta pesquisa se insere numa perspectiva discursiva e est embasada nos PCNs Temas transversais e Cadernos SECAD, nas contribuies de Foucault (2005, 2011), de Louro (1999; 2004) e de pesquisadores da rea educacional, como Sayo (1997), Batista (2008) e Santos (2007). Na conduo deste trabalho, observou-se a atuao de professores/supervisores de escolas de Mossor-RN, participantes do Programa de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID, que esto desenvolvendo projetos sobre minorias sociais, nos quais foi abordada a questo da homofobia, igualdade de gnero, violncia contra a mulher, entre outras temticas. Tal iniciativa exerce uma ao integradora das experincias vividas pelo aluno e auxilia, portanto, no trabalho de Orientao sexual, levando, pois, a escola a cumprir o seu papel de ampliar o conhecimento em direo diversidade de valores existentes na sociedade.

Veja o artigo completo: PDF