Resumo Trabalho

ANTE PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO OU A LEI DA MORDAA: UMA AMEAA ESCOLARIZAO DAS PESSOAS LGBT

Autor(es): AMLIA TEREZA SANTA ROSA MARAUX

Essa comunicao parte das reflexes que compem o projeto de pesquisa em desenvolvimento no Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difuso do Conhecimento DMMDC/Ufba sobre as trajetrias de abandono e permanncia dxs estudantes Lgbts nos espaos de educao. Proponho nesse estudo investigar como esses estudantes constroem prticas de resistncia, empoderamento e enfrentamento as discriminaes que resultam em trajetrias difusas. O estudo de suas trajetrias pressupe ainda identificar como os marcadores sociais de gnero, raa, sexualidade e classe definem as suas experincias educacionais. Est comunicao tem como propsito a anlise dos termos mais frequentes no Anti Projeto de Lei Escola sem Partido, n. 867/2015, que tramita no Congresso Nacional, em rede semntica, utilizando a plataforma Gephi como metodologia para anlise dos dados. Busca-se com isso desvelar os significados e sentidos subjacentes ao discurso contido no texto que embora defenda uma suposta neutralidade do fazer pedaggico, vale-se de um contedo poltico e ideolgico de cunho ultraconservador que impacta sobremaneira na vida dxs estudantes Lgbts.

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