Resumo Trabalho

RELAES DE GNERO NO CURRCULO DA EDUCAO BSICA LUZ DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E DAS MULHERES

Autor(es): FRANCILI ARLT LOPES

Este estudo tem a pretenso de aludir como os documentos oficiais brasileiros, encaminham compromissos para uma poltica de currculo que demonstre preocupao efetiva com a compreenso de gnero, igualdade de gnero, formao e empoderamento da mulher/menina. Nesse tocante, apresentamos fragmentos consubstanciados a partir da constituio da dissertao de mestrado intitulada: Polticas Pblicas de Currculo e Relaes de Gnero: contributos para a formao e o empoderamento da mulher/menina. Vinculada ao grupo de pesquisa Polticas e Prticas de Currculo e de Gesto, do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade do Vale do Itaja UNIVALI. Por entender que as relaes de gnero e da mulher nos reportam essencialmente aos direitos humanos, elencamos textos dos documentos curriculares norteadores da Educao Bsica brasileira, os quais foram paralelamente analisados luz dos textos dos documentos dos Direitos Humanos Universais e das Mulheres. Por conseguinte, este trabalho oriundo de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo de estudo documental. A coleta e a anlise de dados ocorreram em quatro momentos: seleo dos documentos, leitura criteriosa, seleo dos contedos e anlise dos dados. Inferimos que os textos dos documentos que produzem as diretrizes curriculares no mbito da Educao Bsica brasileira, apesar de trazerem alguns princpios ainda que velados, no dialogam de forma efetiva com o que revelam os textos dos Direitos Humanos Universais e das Mulheres, pois evidenciaram timidamente, prerrogativas para uma poltica de currculo que contemple a insero destas demandas no mbito educacional.

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