Resumo Trabalho

O SER DOCENTE: O EMERGIR DAS SUBJETIVIDADES NA FORMAO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)

Autor(es): MRCIA SANTOS CERQUEIRA, NUBIA SALES PACHECO DE OLIVEIRA

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as subjetividades que emergem do Ser docente quando em processo de formao continuada, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se do resultado de um estudo realizado pelas autoras na disciplina Formao Docente e Docncia Online: Subjetividade, Interfaces e Mediao no Programa de Ps-Graduao em Educao e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2015.2. Neste contexto, buscou-se na pluralidade dos discursos produzidos por docentes em formao, os indicadores de subjetividades que revelassem a memria e a experincia destes indivduos em contextos sociais e pedaggicos que dialoguem com sua experiencia de ensinar e aprender em contexto presencial e a distncia. Para tanto, o Curso de Especializao em Educao a Distncia (EEAD), ofertado pela UNEB em convnio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi escolhido como o contexto de investigao, especificamente na disciplina Metodologia do Ensino Superior. A partir da observao em atividade/tarefa online, as falas, os discursos, as interaes, dilogos, ideias, caminhadas, vivncias pedaggicas, enfim, movimentos que refletem os sentidos e os conhecimentos construdos do ser docente, ou, o vir a ser, o identificar-se e se reconhecer, por meio de sua prpria fala, emergiram, na descrio de seus percursos formativos. A partir dos resultados, constatou-se que a formao docente em AVA, para alm das construes da objetividade, pode desvelar o ser docente e favorecer a construo de subjetividades com vista a reconfigurao de relaes com novas dinmicas em ambientes educacionais, bem como uma atuao mediada, afetiva, dialgica e transformadora dos processos de ensino e aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF