Resumo Trabalho

ESCOLA CONTEMPORNEA: DA CONVIVNCIA APRENDIZAGEM, ONDE FICAM OS ALUNOS LGBTTQ?

Autor(es): JORGE ANDR NOGUEIRA ALVES, HILRIO INCIO BOHN e orientado por HILRIO INCIO BOHN e orientado por HILRIO INCIO BOHN

A escola tradicionalmente definida como um espao e tempo de aprendizagem. Na modernidade, com a democratizao dos espaos pblicos, pelo menos na cultura ocidental, as crianas e adolescentes que frequentam a escola tambm fizeram dela um lugar de amizade e de convivncia. Ela certamente conserva a sua caracterstica de disciplinao dentro de uma perspectiva foucaultiana, mas junto com estas caractersticas tornou-se tambm para muitas crianas, adolescentes e adultos um lugar de bulliying, de agresso e de excluso devido forma corporal, cor, manifestao de gnero ou simplesmente herana tnica ou nacionalidade. Neste estudo refletimos sobre um dos aspectos que os alunos podem ser chamados a enfrentar na sua convivncia escolar, especificamente a sua orientao sexual. Fazemos isso num processo observarcional dentro de uma perspectiva de De Certeau (1980 2011) Walking in the City Caminhando na cidade. O nosso caminhar pela escola, no interior do RS, Brasil e as paisagens humanas que ali se sucedem so confrontadas com os dispositivos e literatura que analisa e procura significar esta caminhada da adolescncia brasileira. Os resultados mostram os atores da sala de aula, professores e alunos, vtimas de preconceitos, recebendo convites da sociedade e da prpria escola para se refugiarem no silncio gestual para protegerem suas vidas numa dignidade encoberta pela capa do medo gerado por uma sociedade homofbica, racista e sexista.

Veja o artigo completo: PDF