Resumo Trabalho

CORPO, MENTE E O PROCESSO PEDAGGICO

Autor(es): LUSA CAROLINA DE SOUSA E HERCULANO, CONCEIO APARECIDA VIEIRA e orientado por WALKRIA CARVALHO e orientado por WALKRIA CARVALHO

Este trabalho resulta do estudo do texto Eros, Erotismo e o Processo Pedaggico que, articulado com outros textos visa compreender a relao corpo e mente no trabalho docente. A pesquisa realizada foi apresentada na disciplina de Seminrio Temtico V, do curso de Pedagogia da UFPB, tendo como foco a corporeidade, a mente e os sentimentos na profisso docente, nosso objetivo entender a funo do Eros e Erotismo nessa profisso, a negao de que corpo e mente funcionam juntos e a crena de que apenas a mente funciona a partir do momento que os professores entram em sala de aula e suas implicaes disto. Buscando alcana-los foi realizada uma pesquisa bibliogrfica, exploratria descritiva, utilizando como instrumento um questionrio para coleta de dados. Para interpretao dos resultados utilizamos a anlise temtica tendo como aporte terico o texto base dessa discusso. Ao analisar as entrevistas vimos que, apesar dos relatos serem positivos em relao aos tpicos ainda h uma preocupao e um medo a respeito da questo sentimental e relao docente-discente. Permitir que esses faam parte desta ainda visto negativamente e para que essa crena seja modificada necessrio que docentes empoderem-se e envolvam-se com os alunos/as sem medo, entendendo que primeiramente somos seres humanos e possumos necessidades bsicas e sentimentos e que isto deve ser usado a favor da docncia, do ensino e da aprendizagem. Reverter o olhar do corpo na educao requer mudanas na forma de educar, envolvimento e lugar para os sentimentos.

Veja o artigo completo: PDF