Resumo Trabalho

DISCURSOS SOBRE GNERO, SEXUALIDADE E ETNIA NA ESCOLA: AES E CONTRIBUIES DO PIBID DE LNGUA PORTUGUESA

Autor(es): LCIA HELENA MEDEIROS DA CUNHA TAVARES, ANA MARIA DE CARVALHO, LVIA MARIA PEREIRA DA SILVA , SARA PAULA DE LIMA MORAIS SILVA

Este trabalho est vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de iniciao Docncia PIBID, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Cientfica PIBIC e linha de pesquisa Estudo dos processos de produo identitria de modos de subjetivao na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte GEDUERN. Trata-se aqui de uma investigao sobre as diversidades de identidades e como a escola trabalha essas diferenas. Questiona-se, ento, Como se materializam, na escola, os discursos sobre as diversidades dos sujeitos sociais? De que forma os discursos sobre a violncia contra a mulher, as relaes de gnero, a homossexualidade, as diferenas raciais podem ser trabalhados no ambiente escolar? Para melhor traar o percurso da investigao pretendida, com este trabalho, se objetiva analisar os discursos sobre as diversidades identitrias na escola e ainda averiguar a viabilizao de aes de incentivo igualdade de gneros e raa na sociedade, mais especificamente, na escola. Por meio de aes da equipe PIBID, a temtica em questo foi trabalhada atravs de discusses, debates, produes escritas, encenaes, as quais so analisadas luz das teorias de Foucault (1970; 1988) e tambm com base em documentos norteadores como os PCNs Temas transversais (1997) e os Cadernos SECAD (2007). Espera-se que, entre os resultados obtidos, reconheam-se os papis da escola na constituio de identidades, no incentivo ao respeito s diferenas, como tambm nas prticas discursivas que inovam e representam a fragmentao dos sujeitos sociais na contemporaneidade.

Veja o artigo completo: PDF