Resumo Trabalho

ENTRE PERFORMANCES E DISSIDNCIAS: (IN)VISIBILIDADE DA DIVERSIDADE SEXUAL E O NOME SOCIAL NA ESCOLA

Autor(es): EDILANIA DE PAIVA SILVA, LUCEMBERG ROSA DE OLIVEIRA, FABIANA LOPES CAVALCANTE, ELIENE MARIA SALES SANTOS e orientado por EMANUELA OLIVEIRA CARVALHO DOURADO e orientado por EMANUELA OLIVEIRA CARVALHO DOURADO

Este estudo resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo que se utiliza da entrevista narrativa para compreender como so vistas as identidades de gnero pela instituio escolar, a partir da diversidade sexual presente em seu contexto e como concebe a insero do nome social, entrelaando aos pressupostos tericos que sustentam e fundamentam a temtica. Na perspectiva traada para este trabalho consideramos o contexto multicultural da sociedade, a transitoriedade e fragmentao das identidades, bem como a necessidade da escola se configurar como espao legtimo de discusso da diversidade sexual e reconhecer-se como ambiente de respeito s diferenas. No contexto de crise das identidades, este estudo qualitativo constitui-se em uma anlise bibliogrfica e aproximao emprica embasada na perspectiva dos Estudos Culturais proposta por S. Hall e Tomaz T. da Silva, num vis ps-estruturalista, por considerar que estes estudos baseiam se nas reflexes que se desenvolvem acerca da diversidade e, por serem orientados pelas relaes de poder e dominao que existem entre as diferentes culturas e que devem ser questionadas e contestadas. O marco terico utilizado perpassa pela discusso sobre a identidade e diferena numa relao de interdependncia entre elas e a compreenso dos conceitos de gnero e identidade de gnero, a partir da diversidade sexual. Diante das reflexes realizadas, consideramos necessrio fazer o tensionamento da diversidade presente no contexto escolar e sua interseccionalidade com a raa, gnero e gerao a fim de promover o debate e realizar os desdobramentos e enfrentamentos das questes referentes temtica.

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