Resumo Trabalho

FORMAO CONTINUADA DOCENTE E O SILENCIAMENTO DA DISCUSSO SOBRE IDENTIDADE DE GNERO

Autor(es): ADENIR CARVALHO RODRIGUES, NILCELIO SACRAMENTO DE SOUSA, ARTHUR BORGES DA SILVA

O presente trabalho tem como objeto de estudo a anlise dos Planos de Formao Continuada da coordenao pedaggica, da superviso tcnica e do Plano de Ao de uma escola municipal de Ensino Fundamental II do municpio de Bonito-BA. Esta investigao um recorte da pesquisa: coordenao pedaggica e os anos finais do Ensino Fundamental: contribuies e desafios para a formao continuada de professores, cujo objetivo central analisar como a formao continuada contribui para a discusso das questes de identidade de gnero na escola. Para tanto, utilizamos as discusses sobre formao continuada, identidade de gnero e o papel da escola, a partir das obras de Batista (2001), Beauvoir (1980), Canrio (2006), Christov (1998), Foucault (1988), Libneo (2013), Louro (1997) e Mello (2004) entre outras/os. Nesse bojo, adotaremos como mtodo o estudo bibliogrfico. O processo de formao continuada contribui para o aperfeioamento profissional docente, nos aspectos tcnicos pedaggicos, mas no consegue discutir outros aspectos como o papel da escola na formao de valores e do respeito diversidade sexual presente na escola, a qual invisibilizada pela escola e por seus agentes, contribudo por meio de suas prticas e aes para a excluso e negao de direitos dos sujeitos que no se encaixam dentro dos padres da heteronormatividade, perpetuando com isso, invisibilidades, ignorncia, falta de conhecimento, preconceito e esteretipos vrios.

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