Resumo Trabalho

SEXUALIDADE, GNERO E EDUCAO: AMPLIANDO OS OLHARES

Autor(es): TATIANE PINA SANTOS, CLAUDIA SUELY BARRETO FERREIRA, JOS ANDRADE ALMEIDA JUNIOR e orientado por MARIA JOS SOUZA PINHO e orientado por MARIA JOS SOUZA PINHO

Estudo de cunho bibliogrfico que discute epistemologicamente, a forma de abordagem da temtica gnero e sexualidade nas escolas. Foi desenvolvido, atravs da reviso sistemtica de literatura, tendo como descritores as palavras-chave: sexualidade, gnero e contexto escolar, com a delimitao de tempo dos artigos revisados de 2012 a 2017. A partir desta perspectiva, foi possvel a demarcao do campo terico e subsequente problematizao no que tange as relaes estabelecidas no mbito escolar. Neste contexto tornou-se perceptvel que as relaes estabelecidas neste ambiente so complexas, diversas e por assim ser, com potencial para se tornarem inclusivas e socialmente integradas. Refletir sobre os aspectos supracitados conduziu-nos a avaliar vrias questes histricas e culturais aceitas como nicas verdades no campo scio-cultural e, consequentemente, institudas pela escola, um dos principais veculos de construo do conhecimento. necessrio reconhecer que a escola no est neutra, ela participa da construo da identidade de gnero, o que feito de forma desigual. E essa construo inicia-se desde as primeiras relaes da criana no ambiente coletivo da educao infantil. Desse modo, discutir as questes de gnero, sexualidade na educao, significa resignificar s relaes das prticas educacionais cotidianas, desconstruindo e redescobrindo significados, sobretudo questionando conceitos pr-concebidos, determinaes que sutilmente permeiam nossas prticas e, sobretudo discutindo as relaes de gnero e sexualidade.

Veja o artigo completo: PDF