Resumo Trabalho

DESCRIO E ANLISE DOS RESULTADOS DA OFERTA DA DISCIPLINA EDUCAO PARA A SEXUALIDADE FACES E INTERFACES NA FORMAO DO PROFESSOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CINCIAS BIOLGICAS.

Autor(es): SIMONE ACRANI, SHEILA SILVEIRA FERNANDES, VITRIA COSTA DE ASSIS e orientado por SIMONE ACRANI e orientado por SIMONE ACRANI

Discutir assuntos relacionados sexualidade tem se tornado um desafio para os docentes, assim os licenciandos precisam estar preparados para uma orientao correta em sala de aula, sabendo lidar com temas e situaes, valores e preconceitos ligados ao sexo. A proposta relatar as caractersticas (carga horria, ementa, objetivos e estratgias) da disciplina Educao para a sexualidade faces e interfaces na formao do professor ofertada para o curso de licenciatura em Cincias Biolgicas. Seu objetivo instrumentalizar os discentes em relao aos contedos/estratgias de ensino voltados educao para a sexualidade, possibilitando aplicao mais efetiva dos contedos na educao bsica e descrever seu cenrio de ocorrncia durante quatro ofertas. A carga horria terica de 45h/a e a prtica de 15h/a, totalizando 60h/a, so disponibilizadas 30 vagas anualmente. A oferta foi realizada apenas quatro vezes desde o incio do curso em 2009. Considerando o nmero total de alunos do curso, podemos considerar que apenas 33% demonstraram interesse pela disciplina, 12% dos discentes concluram a disciplina e 21% fizeram apenas a matrcula, mas nunca frequentaram. Os alunos que comeam a frequentar as aulas permanecem e ficam at sua concluso. A bibliografia consultada, a realidade de oferta da disciplina e os relatos dos alunos que cursaram o componente curricular apontam para a necessidade de disciplinas que foquem na formao docente em consonncia com a educao para a sexualidade, pois o licenciando estando apto para trabalhar e lidar com o tema estar preparado para agir em sala de aula em diversas circunstncias.

Veja o artigo completo: PDF