Resumo Trabalho

ENSINO DE HISTRIA, MEMRIA E SEXUALIDADE NO MUSEU COMUNITRIO: PROBLEMATIZANDO A EXCLUSO DE GNERO

Autor(es): CCERO JOAQUIM DOS SANTOS, JOS CLUDIO LENCIO GONALVES, CARLOS ANDR SILVA DO VALE, ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ

Esta pesquisa problematiza as potencialidades dos museus comunitrios na problematizao dos processos de excluso de gneros na contemporaneidade. A partir da experincia educativa da Casa da Memria de Porteiras, situada no municpio de Porteiras, na regio do Cariri cearense, o trabalho analisa como este museu promoveu o debate sobre gnero e sexualidade com um pblico amplo e diversificado, no ano de 2013. Durante o Seminrio Regional Espao Aberto Cultura (ESPACULT), o museu promoveu palestras, atividades culturais e uma exposio temporria intitulada Sexualidade: Papis e amores. Mediante o uso de objetos do cotidiano dos moradores da cidade, a exposio colocou em cena os processos histricos de construo de gneros, firmao de padres de comportamentos e situaes de excluso social. Este trabalho aproxima as relaes entre ensino de histria em espaos no escolares, cidadania e multiculturalismo, tomando-o como uma posio tica e poltica de enfrentamento dos problemas sociais da atualidade.

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