Resumo Trabalho

INFLUIES DAS PRTICAS PEDAGGICAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPES DE ALUNAS NEGRAS

Autor(es): JOO PAULO LOPES DOS SANTOS e orientado por NBIA REGINA MOREIRA e orientado por NBIA REGINA MOREIRA

Este estudo tomou como fio condutor a percepo de alunas negras de uma universidade pblica baiana acerca das influncias que as prticas pedaggicas incidem sobre os seus processos de escolarizao. Um aspecto significativo e que justifica a realizao desta pesquisa o fato de que a presena da mulher negra no Ensino Superior tem aumentado nos ltimos anos. Neste contexto, prope-se o seguinte questionamento: Como as prticas pedaggicas influenciam o processo de escolarizao das mulheres negras no Ensino Superior? Fez-se uso, como procedimento metodolgico, da entrevista semiestruturada e da reviso bibliogrfica como subsdios para produo de dados e fundamentao da temtica. Conclui-se que, se por um lado, algumas prticas permitem s alunas se perceberem, criticamente, dentro da sociedade, por outro, as prticas pedaggicas de determinados docentes apenas reproduzem uma cultura orientada por uma sequencia lgica de regras. Porm, possvel observar tambm que as estudantes aspiram espelhar-se, quando iniciarem suas atividades profissionais, nas prticas de professores que, para elas, marcaram positivamente.

Veja o artigo completo: PDF