Resumo Trabalho

EDUCAO SEXUAL NA ESCOLA: A IMPORTNCIA DE DISCUTIR IDENTIDADE SEXUAL E GNERO NA ADOLESCNCIA

Autor(es): EMILY CABRAL DOS SANTOS, NATLIA MARQUES DA SILVA SOARES, DESYRE AMANDA LAPORT MACIEL RIBEIRO DIAS, JOSEVAL DOS REIS MIRANDA e orientado por JEANE FLIX DA SILVA e orientado por JEANE FLIX DA SILVA

A educao sexual um tema fundamental de ser trabalhado na educao bsica, podendo ser abordada em uma perspectiva transversal, interdisciplinar ou dentro de disciplinas especficas. A escola um espao para a construo de conhecimentos e de formao dos(as) educandos(as) para a vida social. Quando se trata da sexualidade, sabemos que no existe uma frmula pronta, no h uma receita que deve ser aplicada na vida de todas as pessoas. A sexualidade uma construo social e plural. Entre os(as) adolescentes esta temtica carece ser debatida, especialmente devido a fatores como gravidez no planejada, infeces sexualmente transmissveis, aborto etc., todavia, as escolas tm evitado exercer seu papel de educar para a sexualidade. Na sala de aula, a sexualidade no deve ser abordada apenas por um olhar biolgico-higienista como geralmente vimos, mas deve trazer tambm questes de gnero, identidade e diversidade sexual, no sentido de garantir espaos de questionamentos e reflexo sobre as diversas formas de construo da identidade e da sexualidade. Argumentamos que a escola deve ser um dos principais espaos para formar os/as adolescentes em relao sexualidade, ajudando-os a tomar decises responsveis em relao ao sexo e sua sexualidade. Nesta perscpectiva, o trabalho tem como objetivo compreender a importncia de abordar o tema educao sexual e as questes de gnero na escola. Utilizou-se como percurso metodolgico um questionrio online aplicado com adolescentes que fazem parte do Grupo LDRV, no Facebook, alm da reviso de literaturas para melhor compreenso dos resultados obtidos.

Veja o artigo completo: PDF