Resumo Trabalho

A PRODUO DO CONHECIMENTO SOBRE CORPO, GNERO, SEXUALIDADES E FORMAO DOCENTE NO SCIELLO (2010-2014)

Autor(es): HELMA DE MELO CARDOSO, ALFRANCIO FERREIRA DIAS, MADSON DE SANTANA SANTOS

O objetivo deste artigo sistematizar, em termos metodolgicos, a literatura especfica sobre corpo, gnero, sexualidades e educao, identificando o processo metodolgico que produziu os diferentes padres de explicao encontrados nessa literatura, para a introduo dessas temticas na formao de professores visando desestabilizao das normatizaes, classificaes e hierarquizaes. Utilizando a meta-anlise como procedimento metodolgico colocamos diferentes estudos num mesmo banco para anlise de seus resultados. Na coleta dos artigos foram utilizados alguns critrios de excluso/incluso como o perodo de publicao (2010-2014), ser da rea de Cincia humanas, entre outros. No que se refere coleta de informaes de cada estudo utilizamos: (1) nmero de casos analisados; (2) tipo de tcnicas utilizadas; (3) principais resultados obtidos. Assim, 23 artigos satisfizeram todos os critrios pr-estabelecidos. Como resultados foi encontrado que, 38,65% dos artigos esto publicados no campo da Educao, a maior parte das pesquisas utilizaram, essencialmente, a metodologia qualitativa (86,97%) e que independente do tipo de pesquisa utilizado uma caracterstica comum entre os estudos analisados o fato de que todos (alguns em um maior grau que outros) sugerem que a abordagem das temticas contribui para a desestabilizao de normatizaes, classificaes e hierarquizaes no campo da Educao.

Veja o artigo completo: PDF