Resumo Trabalho

O GRITO DA DIVERSIDADE CONTRA A PADRONIZAO DO AFETO O DEBATE SOBRE HOMOAFETIVIDADE NA FORMAO DE PROFESSORES EM RONDNIA

Autor(es): ROSANGELA APARECIDA HILRIO

Resumo O debate sobre a despadronizao do afeto e a incluso da temtica em currculos de formao de professores ainda tabu que urge ser desmistificado. Em Porto Velho, Capital de Rondnia, a pedagogia da avestruz responsvel por comportamentos no tolerveis em tempo nenhum: misognia, machismo, violncia domstica e chaves reproduzidos a exausto sobre a homoafetividade em todas as suas manifestaes. Este texto, organizado a partir de bibliografia exploratria, discute as reflexes produzidas na organizao do referencial curricular do Ensino Fundamental I do Municpio de Porto Velho, e o desafio de incluir a temtica da ideologia de gnero e despadronizao do afeto, principalmente em funo dos dogmas das igrejas evanglicas se sobreporem as cincias da educao. O artigo est estruturado em trs partes articuladas por meio de uma mesma linha: formao de professores como estratgia para incluso de todos e todas em processos plenos de cidadania. Na primeira, percorre-se parte da conceituao do povoamento de Rondnia, e no incio de Sculo XXI, a segunda ordem de colonizao amaznica ditada pelas igrejas neopentecostais. A seguir discute-se polticas pblicas de incluso a partir da legislao e teorias produzidas sobre a complexidade de conceitos como gnero, sexualidade, masculinidade e ideologia de gnero no espao escolar. Conclui-se com a constatao da importncia de polticas pblicas de valorizao da diversidade para libertar de dogmas passveis de interveno na produo do conhecimento. PALAVRAS CHAVES: Formao de Professores, Homoafetividade, Ideologia de Gnero, Referencial Curricular, Cidadania.

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