Resumo Trabalho

A ATUAO DOCENTE EM FOCO: REPRESENTAO SOCIAL DE ALUNOS HOMENS ACERCA DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAO INFANTIL

Autor(es): LVIA MACHADO OLIVEIRA e orientado por JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR e orientado por JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR

O presente trabalho oriundo das pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Instituto Multidisciplinar pelo Grupo de Pesquisa Gnero, Sexualidade, Infncia e Educao (GESIED). O objetivo deste estudo visa analisar a representao social dos alunos do curso de Pedagogia da referida Universidade acerca da carreira docente na Educao Infantil. Para isso, buscou-se entender atravs da construo histrica da educao como se deu o processo de feminizao do magistrio e consequentemente o afastamento da figura masculina dos espaos reservados criana. Esta pesquisa de carter qualitativo utilizou como metodologia a anlise de um questionrio semiestruturado com perguntas abertas e fechadas aplicado a cinco alunos do gnero masculino do curso de Pedagogia. Com base nos resultados, possvel afirmar que apesar de os discentes afirmarem que a docncia masculina deva ser tratada com naturalidade, os mesmos pontuam que no se sentem mobilizados a ingressarem na rea devido complexidade dos questionamentos e crticas por parte da sociedade. Diante disso, pontuamos que apesar dos considerveis avanos em termos de discusses sobre a temtica gnero e sexualidade, faz-se necessrio intervenes tanto na academia quanto nos espaos que transcendam seus limites, oportunizando uma formao emancipatria que vise anlise crtica dessas questes, almejando a concretizao de uma sociedade mais justa e igualitria.

Veja o artigo completo: PDF