Resumo Trabalho

NAS TEIAS DA DIVERSIDADE: EXPERINCIAS (AUTO)FORMATIVAS DOS PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID/UNEB

Autor(es): JOANA MARIA LEONCIO NUNEZ e orientado por DR JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS e orientado por DR JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS

Esta investigao tem como tema as experincias (auto)formativas dos (as) professores(as) supervisores(as) do PIBID/UNEB sobre a Diversidade e se prope a identificar e analisar as experincias (auto)formativas construdas pelos(as) professores(as) supervisores(as) do PIBID a partir do trabalho desenvolvido com a diversidade na Educao Bsica. Para este estudo, buscamos aporte terico em McLaren, Candau, Canen, Nvoa, Souza, Josso, Larrosa entre outros para discutirmos a relao entre a experincias (auto)formativas e diversidade na educao. A abordagem metodolgica foi baseada nos estudos (auto)biogrficos, afiliada pesquisa qualitativa. Os dispositivos de colheita de dados foram: memoriais de formao de nossos colaboradores. O estudo foi realizado em duas escolas pblicas do municpio de Salvador, e os colaboradores da pesquisa so trs professores(as) supervisores(as) do subprojeto interdisciplinar Diversidade, Docncia e Pesquisa na Educao Bsica, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID, da Universidade do Estado da Bahia, no Campus I. Como resultados tivemos que as experincias com o tema diversidade foram re-significadas por nossos colaboradores produzindo reflexes, integrando, estruturando e interpretando seu processo de (auto) formao atravs de situaes e acontecimentos de sua vida possibilitando-lhes apropriar-se da experincia e transforma-la a em saber.

Veja o artigo completo: PDF