Resumo Trabalho

CULTURA UNIVERSITRIA E FORMAO DOCENTE: SITUANDO AS TEMTICAS DE GNERO E SEXUALIDADE NO CURSO DE EDUCAO FSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autor(es): LUCIANO RODRIGUES DOS SANTOS

Este artigo teve como objetivo geral analisar as experincias de professores/as e alunos/as concluintes do curso de Licenciatura em Educao Fsica, vinculado ao Departamento de Educao Fsica (DEF), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), quanto abordagem das diferenas e a importncia das discusses sobre as temticas de gnero e sexualidade na e para a formao docente. Na operacionalizao da pesquisa, permitiu a abordagem histrico-crtica e a metodologia recaiu sobre o Estudo de Caso e do enfoque qualitativo, utilizando-se de diferentes fontes bibliogrficas e documentais, alm de realizao de entrevistas semiestruturadas com os professores e os/as alunos/as concluintes do curso de Licenciatura do DEF/UFS. Os resultados da pesquisa ressaltam a partir dos termos cultura universitria atrelado ao de circuito de cultura universitria, ambos desenvolvidos durante a elaborao da tese, que apesar dos professores de Licenciatura do DEF/UFS discutirem transversalmente e de modo aligeirado as temticas gnero e sexualidade em algumas aulas no curso de graduao, no so suficientes para tornar os/as acadmicos/as competentes e habilidosos/as para que possam lidar com segurana e profundidade que requerem tais questes (categorias) em sala de aula na educao bsica, pois so conhecimentos que alteram identidades, mentalidades e comportamentos humanos, alm de culturas. A realidade atual mostra a importncia de situar s temticas de gnero e sexualidade na agenda das polticas pblicas de educao, particularmente na formao permanente dos/as professores/as dos Cursos de Licenciatura, uma vez que esto presentes cotidianamente em todos os nveis da educao.

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