Resumo Trabalho

NARRATIVAS DE JOVENS DO ENSINO MDIO SOBRE SEXUALIDADE: PRIMEIROS DEBATES

Autor(es): LEILEANNE MACDOVEL RIBEIRO e orientado por VILMA NONATO DE BRCIO e orientado por VILMA NONATO DE BRCIO

Neste trabalho, fao uma incurso terica sobre sexualidade e narrativas a partir do referencial terico que d suporte ao Projeto de Pesquisa intitulado Narrativas de jovens sobre gnero e sexualidade no currculo da Escola Bsica. A pesquisa teve incio em Agosto de 2016, e est sendo desenvolvida em uma Escola Estadual da zona urbana do Municpio de Abaetetuba-PA. A problematizao que orienta o projeto se refere s formas como so produzidas as narrativas por jovens da Escola Bsica sobre gnero e sexualidade, como tais narrativas emergem no currculo escolar e como elas se constituem experincias de si para os jovens. O referencial terico-metodolgico no qual este projeto se inscreve pauta-se na perspectiva discursiva e narrativa norteada em alguns conceitos do filsofo francs Michel Foucault, que dar sustentao para melhor se fazer uma investigao das condies histricas que tornaram possvel a produo de narrativas por jovens sobre gnero e sexualidade no currculo escolar da Escola Bsica. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se no estudo das seguintes temticas; gnero, sexualidade, currculo, juventude e narrativas onde estas voltam-se para o questionamento das narrativas de jovens construdas no currculo escolar sobre gnero e sexualidade. A pesquisa est sendo realizada em uma Escola Estadual localizada no Municpio de Abaetetuba-PA, no momento a pesquisa encontra-se em andamento, tendo como primeiros resultados , ressalta-se que a partir das narrativas feitas por jovens do ensino mdio, possvel problematizar a constituio de gnero e sexualidade desses sujeitos, que tem na contemporaneidade uma gama de espaos-tempos em que o tema tratado, evidencio sobretudo, quais os debates que os jovens fazem de si mesmos e de suas experincias, envolvendo essas temticas j mencionadas.

Veja o artigo completo: PDF