Resumo Trabalho

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GNERO NA ESCOLA E A HOMOFOBIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES.

Autor(es): MOISS SANTOS DE MENEZES, MARCO JOS DE OLIVEIRA DUARTE, ROBERTA BRITO LIMA

A escola um ambiente repleto de mistificaes, pluralidades e especificidades. Cada sujeito traz consigo particularidades e singulares mltiplas que tornam presentes e vivas uma constante diversidade. Em se tratando de gnero e sexualidade essa diversidade, quando no entendida e reconhecida como legtima e necessria, se transforma em um desafio para todos os sujeitos que constituem tal instituio. Ausncias e/ou carncias de debates sobre o assunto, o preconceito sutil e manifesto presente em diversos discursos e aes, a (des)proteo estatal frente violncia homofbica so alguns fenmenos que financiam e sustentam cada vez mais a presena da homofobia contra a populao de Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais -LGBT no ambiente escolar. Deste modo, o presente trabalho visa analisar a percepo dos professores do ensino fundamental de uma escola pblica estadual localizada na cidade de Aracaju/SE, sobre o combate a homofobia no cotidiano escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliogrfica exploratria atravs da viso de autores como Borrilo (2010), Louro (1997, 2000, 2004), dentre outros. Realizou-se, tambm, uma pesquisa de campo com aplicao de entrevistas semiestruturadas a dez professores com graduaes diversas. Com isso percebeu-se que a homofobia um fenmeno bastante presente no contexto escolar de forma manifesta ou sutil, apresentando-se em contextos diversos e atinge desde o projeto poltico pedaggico escolar aos posicionamentos sobre esse assunto sinalizados em salas de aula. Desta forma o combate homofobia deve ser trabalhado como uma expresso da questo social demandando de todos o a urgncia e esforos em combat-la.

Veja o artigo completo: PDF