Resumo Trabalho

ENSINO DE HISTRIA, CULTURA ESCOLAR E EXCLUSO DE GNERO: O CASO DE UM ESTUDANTE TRANSEXUAL

Autor(es): JOS CLUDIO LENCIO GONALVES, CCERO JOAQUIM DOS SANTOS, CARLOS ANDR SILVA DO VALE, JOS BRITO DA SILVA FILHO e orientado por ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ e orientado por ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ

O presente trabalho objetiva refletir sobre como o ensino de histria e a cultura escolar se relacionam com a excluso de gnero, a partir das narrativas de um estudante transexual em uma escola de ensino mdio na cidade do Crato, na regio do Cariri cearense. Nesse sentido, o estudo problematiza o lugar do conhecimento histrico e escolar no processo de autorreconhecimento dos indivduos enquanto sujeitos histricos. De igual modo, pe em relevo processos de excluso de gnero, omisso e negligncia em casos de violncia contra LGBTs. Partindo de uma experincia prtica em sala de aula, a pesquisa coloca em cena as tenses em torno dos saberes histricos e escolares e a trajetria de um estudante transexual.

Veja o artigo completo: PDF