Resumo Trabalho

HISTRIA DOS CONCEITOS E ENSINO DE HISTRIA: A HOMOSSEXUALIDADE NAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES/AS

Autor(es): JOS CLUDIO LENCIO GONALVES, CCERO JOAQUIM DOS SANTOS, ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ, JOS BRITO DA SILVA FILHO

O presente trabalho objetiva problematizar o conceito homossexualidade a partir das narrativas de estudantes e professores de ensino mdio de uma Escola Estadual de Educao Profissional, localizada na cidade de Juazeiro do Norte/Ce. A pesquisa lana as seguintes indagaes: de que modo os/as estudantes e os/as professores/as, sujeitos desta pesquisa, experienciam, interpretam e criam expectativas acerca da homossexualidade na contemporaneidade? Como eles compreendem as identidades de gnero e orientaes sexuais? A metodologia utilizada consistiu-se na aplicao, anlise e entrecruzamentos de um conjunto de narrativas escritas, construdas no segundo semestre de 2015 por trinta e quanto estudantes integrantes de uma determinada turma de 3 ano do ensino mdio. Tambm foram produzidas e usadas trs narrativas de docentes formados em disciplinas da rea de humanas.

Veja o artigo completo: PDF