Resumo Trabalho

A ESCOLA COMO EXPRESSO DA DIVERSIDADE: OBSERVANDO FRONTEIRAS ENTRE GNEROS, IDENTIDADES E ALTERIDADES

Autor(es): POLLYANNA REZENDE CAMPOS e orientado por VANESSA RIBEIRO SIMON CAVALCANTI e orientado por VANESSA RIBEIRO SIMON CAVALCANTI

Dentro do campo educacional, instituies e sujeitos interagem e se expressam, atravs da diversidade. Nas escolas, em predominncia, tempo e espaos de aprender se multiplicam e definem novas cartografias e emoes. Por isso, e com intuito de propiciar maior aproximao entre conceitos, atitudes e reflexes sobre o processo constitutivo de identidades e alteridades de jovens do ensino mdio de uma escola da rede pblica de Salvador, essa comunicao se atrela a uma experincia socioeducativa. O objetivo descrever aes e reaes, ampliar dilogos e proporcionar integrao na cultura da paz e de vivncias mais respeitosas, tolerantes e promotoras de Direitos Humanos. Trata-se tambm de reagir s prticas discriminatrias, buscando compreender e saber conviver com as diversas formas de identidades de gneros e sexualidades dentro do ambiente escolar. Tendo como insero metodolgica a delimitao por abordagem qualitativa, ademais de pautar-se em observaes empricas participativas do cotidiano escolar com auxlio da cartografia social. Tambm se acrescenta reviso sistemtica de literatura envolvendo categorias relativas ao estudo com nfase nas Cincias Sociais e Humanas e uso de tcnica de entrevista individuais para acompanhamento da construo de identidades. Os resultados comprovam o quo carregado de opresso e sofrimento so os corpos que fogem norma hegemnica, as narrativas elucidam vivncias e experincias constrangedoras com agravos em situao de violncias sobrepostas e cotidianas que comprometem o aprendizado e as relaes interpessoais nos diversos convvios sociais.

Veja o artigo completo: PDF