Resumo Trabalho

REPRESENTAES DE GNERO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autor(es): GLEITON SILVA DE SALES e orientado por LVIA ALESSANDRA FIALHO DA COSTA e orientado por LVIA ALESSANDRA FIALHO DA COSTA

O trabalho aqui apresentado compe a dissertao REPRESENTAES DE GNERO: um estudo de caso no curso de pedagogia do Campus XIII (Itaberaba BA), da Universidade do Estado da Bahia, defendida em 2016, no mbito do curso de Ps-Graduao Stricto Sensu, em Educao e Contemporaneidade, ofertado pela Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa teve como objetivos: levantar as representaes de gnero de estudantes de pedagogia em fase de finalizao de curso, analisar os percursos formativos desses estudantes no que concerne s relaes de gnero, refletir sobre as possveis ancoragens dadas pelos estudantes na resoluo dos conflitos de gnero. Adotou-se a perspectiva qualitativa da pesquisa em educao e ancorou-se nos Estudos Feministas e nos Estudos Culturais. Optamos pelo estudo de caso, com o uso de entrevistas semiestruturadas e a anlise documental. Como resultado compreendemos que as representaes de gnero dos estudantes apontam uma instabilidade conceitual prpria do processo de internalizao de novos conhecimentos, isto , ora trazem representaes ancoradas na cincia, ora ancoradas em discursos religiosos,enfim, trazem representaes em transio.

Veja o artigo completo: PDF