Resumo Trabalho

CINE ITINERANTE E O DEBATE DA DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAO ESCOLAR: UMA ANLISE CENTRADA NA EXIBIO DO CURTA METRAGEM EU NO QUERO VOLTAR SOZINHO

Autor(es): JOS KASIO BARBOSA DA SILVA, MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS, DANIELE GRUSKA BENEVIDES PRATA e orientado por JOS ALEX SOARES SANTOS e orientado por JOS ALEX SOARES SANTOS

As experincias de experimentao da sexualidade podem ou no se ajustar ao regime social normalizador e disciplinar. Assim, debater a diversidade sexual no espao escolar, ainda um desafio, pois a escola como instituio que contribui na produo de normas e preconceitos socioculturais um espao que rege de forma sutil ou explcita a forma como os sujeitos atuam no ambiente escolar. Para fazermos a discusso sobre o tema no contexto da escola, realizamos sua exibio em uma escola do Ensino Mdio para percebermos e analisarmos atravs de seus discursos como os estudantes dessa instituio interagiam com a perspectiva da diversidade sexual, bem como as descobertas da identidade sexual. Utilizamos a pesquisa bibliogrfica, com sua vasta literatura sobre a temtica, com a realizao de uma pesquisa de campo qualitativa, desenvolvendo um estudo de caso atravs de entrevistas focalizadas. Os sujeitos da pesquisa apontam, o reconhecimento de que existem vrios tipos de preconceito: o preconceito em relao aos cegos e em relao identidade gay; tratando-se do Bullying, estes apresentaram uma compreenso especfica relacionando o preconceito contra os homossexuais Homofobia; e a prtica cotidiana da escola, a sociabilidade destes se d de acordo com as alianas e relaes de pertencimento que constroem entre si e no pelas imposies do mestre. Esta pesquisa, em um determinado contexto especfico, analisa os discursos dos alunos aps a exibio do curta, que trazem atravs de suas falas experincias, vivncias de formao sobre o tema e tambm mecanismos reiterados da construo de preconceitos.

Veja o artigo completo: PDF