Resumo Trabalho

REFLEXES ACERCA DO ENSINO DE GNERO NA PSICOLOGIA: UM CAMINHO A SE PERCORRER NA GRADUAO?

Autor(es): LARA ARAUJO ROSEIRA CANNONE, RASSA L VILASBOAS ALVES e orientado por ANNA AMLIA DE FARIA e orientado por ANNA AMLIA DE FARIA

Introduo: O ensino de gnero apresenta pouca notoriedade no percurso histrico da Psicologia,enquanto cincia e profisso. Por isso, se faz necessrio estudos que deem visibilidade importncia da temtica na formao profissional. Este trabalho visa expor as consideraes de formandas em Psicologia sobre o espao conferido temtica de gnero no processo da graduao. Metodologia: Relato de experincia realizado por duas graduandas em Psicologia na cidade de Salvador, Bahia. A anlise reuniu o contexto acadmico quanto ao currculo, corpo docente, oferta de atividades extracurriculares e corpo discente. Resultados: Houve indicativos de uma movimentao, sobretudo por parte discente, acerca do debate de gnero na graduao. Mesmo assim, as iniciativas prosseguem concentradas em grupos especficos, sem adeso do coletivo. Consideraes Finais: Resqucios histricos esto presentes no ensino da Psicologia, onde contedos clssicos se sobressaem em detrimento do conhecimento mais engajado com o compromisso social. Portanto, pde-se notar que o ensino de gnero segue como um caminho a ser percorrido na graduao.

Veja o artigo completo: PDF