Resumo Trabalho

VOZES DA VIOLNCIA: UMA ANLISE DO DISCURSO PUBLICITRIO NO FILME VOC MAIS FORTE QUE O MEDO

Autor(es): AMANDA NASCIMENTO MADEIRO DE OLIVEIRA, BRBARA DE MELO LIMA e orientado por CERIZE MARIA RAMOS FERRARI e orientado por CERIZE MARIA RAMOS FERRARI

A Lei Maria da Penha criou mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher. O presente artigo foi desenvolvido a partir de um filme publicitrio intitulado de Voc Mais Forte Que o Medo, e foi construdo a partir da anlise pautada pela observao, interpretao e levantamento de dados sobre o tema. Com o objetivo geral de analisar e mapear os discursos do filme publicitrio e como objetivos especficos de problematizar a consolidao da violncia entre homens e mulheres e apresentar os diversos tipos de violncias no consolidadas a partir das falas do filme publicitrio. Como referencial terico foi utilizado Michel Foucault, mais precisamente a compreenso sobre jogos de poder e da Lei Maria da Penha como tecnologia de governo de vida. As anlises seguiram o roteiro em que o filme construdo, a partir dos elementos lingusticos e visuais apresentados, sendo analisadas todas as falas e movimentos. Com o material levantado e analisado, e considerando a Lei Maria da Penha como ferramenta de inovaes nas vidas cotidianas, possvel expor o intuito do filme de desfazer esteretipos presentes em situaes de violncia, desde da apresentao das vozes e na nfase para alm de relaes heterossexuais. Desfazendo, assim, de esteretipos que so produtores e reprodutores de opresso.

Veja o artigo completo: PDF